quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Oposição Ideal numa Democracia

Ultimamente tem acontecido muitas discussões entre opositores e governistas. Temos visto nos últimos dias agressões e discussões que não chegam a nenhum lugar, vindo dos dois lados. Então, por que isso acontece aqui no Brasil? Se o Governo esta ruim, porque a oposição tem de ser tão ruim quanto ele?

A oposição não deve apenas se opor apenas por se opor, ela deve ser uma alternativa ao governo e seguir uma coerência para que no final saibamos o que esperar dela caso eleita, a oposição deve ser diversa, o que é favorecido no Brasil pelo numero de Partidos com diferenças ideológicas (ao menos na teoria), sendo assim teremos diversos tipos de oposição e várias alternativas ao governo atual.

A Oposição não é algo para ir contra o governo apenas, mas para expressar uma opinião alternativa a uma certa questão e sempre mantendo a sua coerência, sendo assim se o governo tomar uma atitude que esteja de acordo com a oposição, ela deve aplaudir, apoiar e aconselhar o governo nesta decisão.

Uma oposição desesperada toma ações desesperadas e não ataca a ideia de um governo, ou a essência do mesmo, mas sim o governo em si (seus representantes e ações), o passado, pequenos detalhes e sempre se atém à isso com muita convicção, alienando seus partidários e criando uma instabilidade sem fundamento sólido. Uma oposição deve debater e vencer o governo no quesito ideias e ações, não no sensacionalismo e alienação ideológica. Deve apresentar alternativas viáveis e ainda esclarecer porque sua ideia é melhor do que a do governo, a oposição não deve criticar sem resolver o problema, ou apontar um erro sem dizer como consertá-lo.

E isso é exatamente o que acontece no Brasil, a oposição não se opõe como deveria para ser uma oposição real e forte, uma oposição que faz a diferença! Uma oposição que não esteja ressentida por ter saído do poder e nem ansiosa para voltar, apenas queira fazer a diferença (É claro que no poder é mais fácil se fazer a diferença, mas quando digo ansiosa é que ela quer voltar apenas pelo poder). Mas o jogo de poder parece subjugar o jogo ideológico e democrático.

 Espero que as coisas mudem e que os afiliados a partidos de oposição cobrem uma oposição forte e realista, deixando o sensacionalismo de lado e querendo resolver e mudar as coisas! Não faça tudo que seu partido mande nem apoie todas as empreitadas dele, tenha senso crítico sempre!

2 comentários: