sexta-feira, 13 de maio de 2011

TV Aliena, como e por quê?

Recuperado devido a um problema no Blogger no dia da publicação

Nesta última sexta houve o twittaço da tag #TValiena, houve uma grande adesão e ela chegou a ficar entre os TT's por alguns minutos, agradecimentos especiais ao @Ativistas pela promoção do debate.

No meio dos "tweets" da tag surgiam frases interessantes, discussões e debates. Alguns expressaram sua opinião, dizendo que não acham que a TV aliena. Para esclarecer alguns pontos que foram citados, este artigo tentará contrapor os argumentos e explicar exatamente o que a tag deveria significar.

Definindo Alienação

Podemos definir alienação de diversas formas, é um termo muito abrangente. Mas vamos focar aqui nesta definição: Ato de alienar. Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.

Analisando a definição de acordo com a tag #TValiena. Pode-se perceber que podemos ligar o condicionamento e educação que a TV provê com o submetimento da população (que assiste) aos valores e realidade atual, sem querer buscar a verdade, mudar a realidade ou sair deste ciclo.

Mas Tudo Aliena!?

As pessoas podem se perguntar, se qualquer coisa que condicione e "eduque" não seriam alienação. De certa forma é sim, afinal toda opinião aliena, toda opinião é uma conclusão em cima de fatos ou ideias, e mesmo que os fatos e ideias sejam totalmente imparciais (não-alienantes) podem surgir conclusões (opiniões) diferentes. Querendo ou não o mundo é visto parcialmente, depende do ponto de vista, é difícil (quase impossível) comunicar-se de forma imparcial (Ver todos os pontos de vista). Portanto praticamente toda comunicação será parcial e consequentemente alienante. Este texto é alienante! Mas o que deve-se ressaltar, é que nele não há intenção de manter uma alienação, pelo contrário, incentivo que se busque outros argumentos, contrários ou alternativos e que você tire sua própria conclusão. Algo que normalmente não acontece nas mídias tradicionais (TV, Jornal, Rádio, Etc). Eles entregam os fatos junto com as conclusões e formam a SUA opinião para você, se você deixar é claro.

A Culpa também é Nossa, mas não é só nossa

O público dos canais de TV de certa forma definem a programação. Sendo entidades capitalistas, os canais buscam uma forma de lucrar o máximo possível, e no caso da TV (Aberta) o lucro vem da publicidade que atinge a audiência, portanto a audiência é o principal componente deste ramo. E está claro que a maior parte da população do Brasil (potencial audiência) tem tendências a assistir uma programação simples e divertida (Sem muita informação, basicamente entretenimento banal). Porém tal fato não é simplesmente porque as pessoas "gostam" de assistir a isso, mas é porque tudo isso foi e continua sendo muito acessível, todos os grandes canais tem uma programação similar e essa programação induz o "gosto" do individuo, então de certa forma há uma manipulação na audiência.

Qual a motivação?

É simples, um povo que não se interesse pela informação será mais fácil de satisfazer, então no final é uma questão de poder. Controlar os anseios de uma pessoa faz com que você possa controlar o futuro dela. Além de que criar um conteúdo tosco e simples é muito mais fácil e rentável do que ter que realmente pesquisar, ou então fornecer um entretenimento de maior nível.

Não é uma questão apenas de dinheiro por si só, mas de manter a população na ignorância e continuar usufruindo da exploração dela. Toda essa apatia política e desinteresse nas questões públicas são fruto de séculos de alienação que apenas se intensificaram nas últimas décadas com o advento da mídia de massa (Rádio e TV, principalmente), aonde as pessoas se sentem confortáveis em apenas receber as informações, sem visão crítica ou ceticismo.

Os meios de comunicação são controlados por poucos, realmente poucos, então é obvio que estarão a serviço de seus interesses, e apenas por ter controle sobre as emissoras e estúdios eles se acham no direito de controlar, manipular e ocultar a informação. A informação e entretenimento virou um comércio, tudo virou um comércio, mas eles estão comercializando ignorância e segurança política em detrimento de uma população consciente e vigilante sobre o Estado.

Como fazem isso?

Primeiro precisa-se de uma infra-estrutura eficiente e abrangente, que pode ser adquirida através do dinheiro ou concessões. Depois precisa-se atrair um público, e é claro que entretenimento barato é a maneira mais fácil, além de que normalmente este tipo de público é facilmente manipulavel. Se você adicionar a este canal "informação" esta pessoa não precisará de mais nada, afinal estará se divertindo e informando, que é a essência da TV. Tendo praticamente um monopólio sobre o que esta pessoa assiste, seja pela pobre oferta de canais na TV Aberta, seja pela programação "genial" que atraí o telespectador, agora se pode manipular a informação, e tal manipulação não quer dizer apenas mentir, mas principalmente OCULTAR, e isto irá manter o povo na ignorância.

Diversidade com Igualdade

Após dizer tudo isso, pode haver receio de que se queira acabar (censurar) tudo que for considerado alienante. Mas é claro que este não é o objetivo! Todos tem o direito de veicular o que quiserem (de acordo com a legislação), e todos tem o direito de assistir ao que quiserem. Não se pode "forçar" ninguém a ver nada ou proibir alguém de ver algo. Porém o que acontece é que não existe diversidade suficiente na TV aberta brasileira, os canais tem uma programação extremamente parecida, o que incentiva a alienação. Há praticamente um monopólio. Precisa-se de mais diversidade e que tal diversidade seja incentivada e não menosprezada.

Promover a Conscientização

Conscientizar é o oposto de alienar

Desde as nossas escolas, que atualmente estão em uma situação precária, deveria ser ensinado a busca pela informação e evitar a alienação. Apreciar a diversidade, utilizar outros meios e formas de entretenimento. Se tudo isso for deixado a cargo daqueles que ganham com a alienação (Os conglomerados midiáticos) é obvio que nada mudará, portanto deve ser algo a ser realizado em nossas escolas com o apoio da nossa população. Sendo assim as próximas gerações estarão cada vez mais livres deste mal.

Aliás, analisando a geração atual, podemos perceber que por causa da Internet (principalmente) a alienação diminuiu drásticamente e a maior oferta de informação é um ótimo benefício para a conscientização. Os conteúdos independentes são agora uma das principais armas no combate a alienação. Porém a maioria ainda esta submetida ao conforto e conformismo de receber a informação apenas através da TV, até porque foi condicionada a fazer isso.

A TV é uma ótima ferramenta se usada da maneira correta e ética, mas como tudo aquilo que contém poder para se fazer o bem, há também para o mal, e neste caso a tendência é obviamente de usá-lo em benefício próprio em detrimento dos outros.

O objetivo do twittaço é exatamente promover a ideia e o debate, para se tentar encontrar soluções ou simplesmente para protestar e conscientizar sobre o assunto. Mostrar que nós percebemos e não queremos continuar com este sistema que apenas nos prejudica. Enquanto poucas pessoas lucram e controlam nossa população.

Vamos tentar atingir não só os TT's amanhã, mas também o Top! Começa as 19h (12/05) e contamos com a sua participação, expresse sua opinião e ajude na promoção do debate.

4 comentários:

  1. Meu amigo, TV é ferramenta. O que aliena são as pessoas e as mesmas só são alienadas se outorgarem a outro o poder de os alienar. A maior ferramenta de alienação do mundo é a educação. Recomendo que dê uma estudada maior antes de ficar vendo rabo e tridente atrás de um eletrodoméstico que inclusive está em vias de extinção. Que lance anos 80....

    ResponderExcluir
  2. Lisandro,

    Acreditar que as pessoas estão totalmente cientes de tudo à que são submetidas é mais do que ingenuidade. Por isso a alienação existe sim, em algum grau ao menos. A educação é uma ferramenta de alienação do mesmo jeito que pode ser uma ferramenta de conscientização, só depende do uso dado. Por isso mesmo a TV não é só um eletrodoméstico e sim um meio de comunicação extremamente influente ainda (Plenos 2011) no Brasil. Devemos nos preocupar sim!

    ResponderExcluir
  3. Ai pai, da dinheiro pra mim comprar um carrinho de
    controle remoto que eu vi na televisão?
    - Televisão? runn só serve pra enganar
    - Ai pai, chama o rambo pra poder te ajudar, outro
    dia eu assisti na tela do plin plin ele pega o inimigo
    e de repente faz assim o engraçado é que eu notei que
    ele nunca morre, os outros atiram nele mais que bala
    ele corre? Ai pai cê é adulto e vai me responder, será
    que é verdade o que passa na tv ? ♫ ♪

    ResponderExcluir
  4. infelizmente a A midia em si ela quer e tem atingir que certos interesses só que esses interesses sao de grandes grupos que em primeiro lugar esta em vender a imagem e depois incentivar o consumo ela consegue isso através da alienção. a midia ela é uma industria cultural ela produz cultura e vende essa cultura como padroes de comportamento valores e costumes principalmente baseado no consumo,e para isso de certa forma ela tem que alienar. ADORNO ja previa isso e olhe que so falava da industria cultural na epocav dele só tinha o cinema. e como diz o texto as informaçoes ela pode alienar querendo ou sem querer mas a comunicação nada mais é do fruto das relaçoes sociais a midia é fruto das relaçoes sociais e agora coma tv e meios de comunicação pós-televisao que nesses meios se criou a sociedade do espetaculo que é o uso da imagem para a comunicação e para as relaçoes sociais ela infelzmente ainda vem para atinge interesses de grandes grupos corporativos. aqui no brasil as emissoras estatais sao mais democraticas nas informações mais critica e conscientizadora do que as redes de tv privadas.

    ResponderExcluir